quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo



A Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi celebrada às 15:00h, na Igreja Matriz, sendo presidida pelo pe. Calazans e simultaneamente nas Comunidades: Santa Luzia (Jardelândia), São Francisco (Cidade Nova), São Benedito (Jardim Atlântico) e Comunidade Emaús (Laércio Cabeline).
Na sexta-feira santa se busca enfatizar e contemplar com atenção amorosa a vitória de Cristo sobre a morte. “Neste dia, em que ‘Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado’ a Igreja, com a meditação da paixão do seu Senhor e Esposo e adorando a cruz, comemora o seu próprio nascimento do lado de Cristo que repousa na cruz, e intercede pela salvação do mundo” (PCFP 58).
São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja, nos fala em uma de suas catequeses, sobre o poder do sangue de Cristo, dizendo: “De seu lado saiu sangue e água (Jo 19,34). Não quero, querido ouvinte, que trates com superficialidade o segredo de tão grande mistério. Falta-me ainda explicar-te outro significado místico e profundo. Disse que esta água e este sangue são símbolos do batismo e da eucaristia. Foi destes sacramentos que nasceu a santa Igreja, pelo banho da regeneração e pela renovação no Espírito Santo, isto é, pelo batismo e pela eucaristia que brotaram do lado de Cristo. Pois Cristo formou a Igreja de seu lado traspassado, assim como do lado de Adão foi formada Eva, sua esposa”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário