terça-feira, 28 de maio de 2013


CELEBRAÇÃO DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Paragominas, 30 de maio de 2013




“A Eucaristia não é só garantia do amor de Jesus Cristo, mas é também garantia do paraíso que Ele nos quer dar…”- Santo Afonso de Ligório












Programação:
06:00h - Adoração ao SSmo Sacramento na Igreja Matriz
17:00h - Missa na Igreja de São Francisco (Cidade Nova)
18:15h - Saída da Procissão para a Igreja Matriz
19:00h - Msa na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus








(Sacrário da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus - Paragominas - Pa)



A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo que, foi instituída pelo Papa Urbano IV no século XII, para glorificação específica da “presença real de Jesus Cristo na Eucaristia”. A adoração eucarística está em estreita ligação com a celebração do Mistério pascal e com a participação na Ceia do Senhor, que acabamos de celebrar na Eucaristia. 
Na festa de Corpus Christi, a Igreja Católica celebra o sacramento da eucaristia, isto é, o mistério da presença sacramental do corpo e do sangue de Jesus Cristo, no pão e no vinho consagrados, durante a Santa Missa.
         Este sacramento foi instituído por Jesus na véspera de sua Paixão, durante a Última ceia, celebrada com seus discípulos. Durante a ceia, Jesus tomou o pão, deu graças e o partiu e o deu aos seus discípulos dizendo: “Tomai e comei, isto é meu corpo, que é dado por vós”. Do mesmo modo, tomou o cálice com vinho, deu graças novamente e deu aos seus discípulos dizendo: “Tomai todos e bebei, este é o cálice do meu sangue, derramado por vós e por muitos, para a remissão dos pecados” e acrescentou: “Fazei isto em memória de mim”!
         Com este gesto simbólico, Jesus antecipa ritualmente o que ele irá fazer no dia seguinte sobre a cruz: entregar a sua vida pela salvação da humanidade, de todos nós! Assim sendo, “todas as vezes que comemos deste pão e bebemos desse cálice, anunciamos a morte do Senhor e proclamamos a sua ressurreição até que Ele venha”!

         Portanto a Eucaristia é, para nós, o memorial, a atualização do Mistério Pascal de Cristo, isto é de sua Paixão, Morte e Ressurreição, pela salvação do mundo. É por isso que a Igreja Católica considera a Eucaristia como “fonte e cume de vida da Igreja”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário